01/09/2016

Tagliatelle com cogumelos cremini e brócolos de rama / Tagliatelle with chestnut mushrooms and tenderstem broccoli





PT (Skip to English)
É de loucos, mas é verdade. Só comecei a comer cogumelos em 2012, quando uma amiga com quem vivia insistiu que eu provasse mais uma vez. Sim eu sei, despertei tarde para a versatilidade dos fungos... Mas agora estou a compensar.


A minha mãe sempre me disse "os cogumelos são como a carne de vaca" e eu insistia que não contasse comigo, que não se incomodasse que eu comia antes um bife. Agora digo que são melhores! Ricos em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, os cogumelos são conhecidos por impulsionarem o sistema imunitário e por isso tento incluí-los frequentemente na minha alimentação.

O sabor terroso dos cogumelos e os brócolos de rama crocantes combinam muito bem e deslizam na massa fresca em cada garfada. Mas esta massa tem truque: anchovas, o peixinho que é tempero. Acabou o usar o bacon para dar sabor à massa, as anchovas fazem sobressair um molho de tomate sem se imporem, adicionando uma nova dimensão de sabor (e não é a peixe).

Sugiro que vás em frente e experimentes, as anchovas ou outro alimento que te deixa a pulga atrás da orelha, mas que ainda não te tenhas convencido a provar.

Esta receita rende quatro porções.

Tagliatelle com cogumelos cremini e brócolos de rama

Ingredientes
Azeite
2 anchovas
1 cebola roxa pequena
1 molho de brócolos de rama
7 cogumelos cremini
4 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de sobremesa de vinagre balsâmico
500 gramas de tagliatelle integral
Água
Oregãos
Alho
Manjericão
Sal e pimenta qb
Queijo parmesão

Método
Preparar os legumes, separando os floretes do talo principal, aproveitando também as folhas e partindo os talos em três. Lavar os cogumelos inteiros, retirando a terra e, posicionando-os de cabeça para baixo, parti-los em fatias.

Aquecer um pouco de azeite numa frigideira em lume médio e juntar-lhe as anchovas partidas aos bocadinhos. Rapidamente picar a cebola e adicionar ao azeite, deixando saltear.

 Adicionar os brócolos à frigideira, diminuindo ligeiramente o lume. Temperar com um dente de alho picado, oregãos, sal e pimenta. Juntar duas colheres de sopa de água e mexer para distribuir os temperos.

Após cerca de três minutos, juntar os cogumelos e deixar ficar por dois minutos enquanto se põe a àgua para a massa a ferver.

Aos vegetais, adicionar o vinagre balsâmico, deixar fervinhar e juntar, de seguida, a polpa de tomate, envolvendo novamente e diminuindo o lume.

Ralar o queijo parmesão. Adicionar a massa à água fervente temperada com sal e deixar cozer durante 4 minutos.

Retirar  a frigideira do lume e deixar o molho descansar. Retirar a massa do lume e escorrer.

Misturar o molho na massa com dois garfos, levantando a massa bem alto e devolvendo-a à panela.

Juntar o manjericão e servir imediatamente com o parmesão por cima.

Caso não tenciones servir a massa imediatamente, passa-a por água fria imediatamente após escorrer. Isto vai parar a cozedura e fazer com que fique solta.

Espero ver-te à mesa.
Mariana


EN
Coming soon!

No comments:

Post a Comment