04/09/2016

Tigela poké de salmão cru e abacate / Salmon and avocado poké bowl





PT (Skip to English)
Não tem nada a ver com Pokemons, por isso não feches já a janela!

A tigela poke é um prato de origem havaiana, certamente de inspiração asiática, que consiste numa base de arroz, com pedacinhos de peixe cru marinado e coberturas à escolha.

Faz lembrar... Sushi! A tigela poke pode ser uma maneira desconstruída (e descontraída) de satisfazer o teu desejo de sushi. Além de que é mais económico e podes escolher os teus ingredientes favoritos.

Eu escolhi uma tigela poke a rebentar de omega 3, com salmão, abacate e sementes de sésamo. Juntei-lhe algas, feijões edamame, pepino e cebolo. Levou ainda um ingrediente secreto, o qual não posso revelar. Não por ser o segredo desta receita mas porque o pacote está em japonês e não consegui traduzi-lo. Dizia ser vegetariano, vou confiar que era uma espécie de cubo de tempero japonês. Visita a zona de gastronomia internacional no teu supermercado e procura algo semelhante.

Para uma taça poke com peixe cru funcionar, tem que se usar peixe de qualidade para sushi. O peixe que não apresenta um odor forte e com textura amanteigada. Tenta encontrar o peixe mais fresco que conseguires, apanhado, com uma cor viva e cheiro a mar. Eu fui ao mercado japonês, mas por haver mais peixe fresco em Portugal, aconselho-te a experimentar a tua peixaria local também. A melhor maneira de conseguir excelente peixe é falar com os empregados da peixaria.

Se o peixe não te convencer para ser comido cru, então deixa-o a marinar e grelha-o. Fica delicioso e já ficas com marmita feita para o dia seguinte. Eu fiz a minha com peixe cru, mas os vegetais que preparei e não usei serviram como extra para numa torrada de abacate em pão de centeio.

Sabias que existe uma maneira certa de descascar o abacate? Segundo uma notícia que vi há uns tempos, a parte do abacate mais rica em nutrientes que ajudam a combater certos tipos de cancro e doença cardíaca é a parte de aspeto rugoso entre a casca e a carne. Eu explico como:



Espero que não tenham reparado no erro ortográfico à primeira vista! Agora que foram rever o vídeo e já encontraram o erro, pode ser que tenham decorado a maneira certa de descascar o abacate.

Tigela poke de salmão cru e abacate
Esta receita rende quatro tigelas.

Ingredientes:
  • 250 gramas de salmão de qualidade para sushi
  • 1 caneca de arroz integral
  • 1 abacate
  • 1/4 de pepino
  • 2 cebolos
  • 2 mãos de feijões edamame
  • Sementes de sésamo
  • Algas secas
  • Tempero japonês
  • Vinagre de arroz
  • Óleo de sésamo
  • Molho de soja
  • Gengibre em pickle


Método:
Corta o peixe em pedaços com cerca de dois centímetros quadrados e deixa-o a marinar entre 15 a 20 minutos em duas colheres de sopa de vinagre de arroz, duas colheres de sopa de óleo de sésamo, uma colher de sopa de molho de soja e um pouco de tempero japonês. 

Põe duas canecas de água a ferver para cozinhar o arroz, juntando uma colher de sobremesa do tempero japonês. Demolha as algas em água fervente e deixa repousar.

Enquanto o arroz coze, prepara os vegetais. Descasca o abacate e parte em pedaços menores que o peixe, pica o cebolo em rodelas finas e, partindo-o em quatro, fatia o pepino.

Escalda os feijões edamame por 5 minutos em água fervente e passa-os por água fria.

Quando a água estiver evaporada, o arroz está cozido mas mantém a sua textura. Vira-o para um escorredor e passa-o por água fria para parar o processo de cozedura, devolvendo-o ao tacho ainda morno para retirar o frio. Ou seja, o arroz deve ficar tépido, sem que se sinta o frio da água gelada.

Distribuir o arroz, os pedaços de salmão escorridos e os vegetais por quatro tigelas. Juntar as algas escorridas e salpicar com sementes de sésamo, temperando a gosto com molho de soja, óleo de sésamo e gengibre.


Espero ver-te à mesa.
Mariana


EN
Coming soon!

No comments:

Post a Comment